quinta-feira, 8 de janeiro de 2009




aliveness
exploration
fulfillment
creativity



(cocteau twins - bluebeard, 1993)

5 comentários:

Anónimo disse...

Tomar atitude!!!

"Beija-me depressa!!"
"casa das ratas n.º 6!"
"Comidas e Bebidas n.º 7!"

Kalkito

Anónimo disse...

gosto, o tempo, a luz

(pai)

Anónimo disse...

kalkito, sim, TOMAR atitude. e, muito importante, mantê-la.
:)

pai, gosto que gostes :)

(filipa)

Anónimo disse...

E voltando a olhar para esta fotografia continuo a gostar e a perceber que gosto por incluir duas contradições no Tempo e na Luz.

O que sobressai à primeira vista nesta imagem é o Tempo - contraditório, pois o Tempo aparece mais marcado quanto mais marcante é a sua acção. Ou seja, o Tempo emerge aqui em alto relevo porque contrasta com o alisamento continuado da inscrição na pedra que se desgasta. É esta relação de proporcionalidade inversa - quanto mais tempo menos vemos - que prende em primeiro lugar o nosso olhar.

Mas esta é uma contradição que não surpreende. A fotografia seria banal se apenas sobressaísse o efeito do Tempo, pois, pelo hábito, lemos automaticamente, sem espanto, "as marcas do tempo".

Reparo, aliás, que também não seria suficiente, para gostar desta fotografia como gosto, que fosse uma fotografia tecnicamente perfeita, no equilíbrio de brancos, focagem, iluminação, etc etc. Pelo contrário, essa “perfeição”, tornando mais destacadas as marcas do tempo, reforçaria a vulgaridade da fotografia.

É o triângulo queimado, no canto inferior esquerdo, o elemento que acrescenta "pica" à fotografia. A luz comporta-se aqui também contraditória mas agora surpreendente, pois cega pelo excesso.

Percebi pois que é a junção deste Tempo e desta Luz - "quanto mais tempo menos vejo" e "quanto mais luz menos vejo" - que me faz gostar desta fotografia, "tecnicamente imperfeita.

(pai)

Anónimo disse...

texto ofuscante, meu pai!
outra coisa que gosto, nesta fotografia, é a idéia de porta entreaberta, a deixar entrar um raio de luz pleno de possibilidades.
é isso, a luz, a luz, a importância da luz.
:)
(filipa)