sexta-feira, 30 de abril de 2010




mas um estudante foi bastante tolo para perguntar em que consistia a vantagem.
- meu caro amigo! - o director voltou-se vivamente para ele. - então não vê? não vê? - levantou a mão e tomou uma atitude solene. - o processo bokanovsky é um dos máximos instrumentos de estabilidade social!
"máximos instrumentos de estabilidade social."


a pensar no 1º de Maio


(aldous huxley - admirável mundo novo, 1932)

quinta-feira, 29 de abril de 2010




- and the air? it don't smell like this shit
- you remember what the air smelled like from when you were five?
- no, but i've seen pictures and i know it don't smell like this shit
- you can't smell pictures, marcus



(hurricane streets - morgan j. freeman, 1997)

quarta-feira, 28 de abril de 2010




eu gostava de ser dessas pessoas positivas que andam pela vida cheias de planos p'ra amanhã
que dizem frases feitas mas têm suas próprias manias e as outras gostam delas porque elas são mesmo assim
eu gostava que no fundo o mundo fosse simples, que o dia fosse um barco e a noite fosse um cais
se tudo fosse sim ou não p'ra mim era mais fácil e eu não tinha que magoar as pessoas que gosto mais


eu gostava de ser mais ajuda p'ra família, de aprender a fazer bolos em casa da minha avó
porque ela me quer lá e até faz alguns petiscos com a minha mãe a ajudar p'ra que ela não se sinta só
eu gostava de me lembrar mais de algumas coisas, que a vida foi levando em tratamentos de choque
de me recordar de cheiros, de barulhos e dos discos com que a minha irmã me ensinou a ser alguém do rock


mas ando pela vida feito placa de auto-estrada, que ensina o caminho aos outros mas pouco sabe de si
mas ando pela vida por ver andar meus amigos, e confesso que por vê-los nem me custa andar aí


eu gostava de ser qualquer coisa mais peculiar, como o blog da filipa e os textos que lá diz
um assunto que tivesse algum efeito nas pessoas, como os poemas da inês ou as anedotas do luís
eu gostava de me dedicar aos trocadilhos, que me fazem perder tempo e não fazem rir ninguém
porque há coisas que não são p'ra rir são só para ter pinta, já dizia o meu pai e eu só agora entendi bem


mas ando pela vida cinzentão e esbatido, sem ter a coragem de convidar gente p'ra dançar
mas ando pela vida sem ter a lata do hugo, que é capaz de fazer tudo para a malta se animar


eu gostava de saber explicar bem o que sinto, de não mentir como minto quando digo que estou bem
porque todos temos dores e para cheirar as flores desbravamos os caminhos com a ajuda de quem vem
eu gostava de ser qualquer coisa mais bonita, fosse o sorriso da rita, fosse o carinho da rute
de lutar cegamente por aquilo em que se acredita porque há lutas que se perdem mas precisam que alguém lute


mas ando pela vida às vezes sem ser sincero, isso lá me vai pesando quando é hora de deitar
finjo ser a pessoa que eu quero que os outros gostem, e acabo a não ser nada que valha a pena gostar


são só bocados de mim, são só bocados de nós
são só bocados que eu enfim, deixei ir na minha voz



para o zé, que escreveu isto e se despiu nisto e que é uma estrela
para a minha avó, porque sim



(anaquim - bocados de mim, 2010)

terça-feira, 27 de abril de 2010




then i start to feel tragic, people greet me, i'm polite
"what's the day?"
"what you doing?"
"how's your mood?"
"how's that song?"



(animal collective - fireworks, 2007)

segunda-feira, 26 de abril de 2010




- once, there was this day... this one day when... everyone realized they needed each other.


(pieces of april - peter hedges, 2003)

sexta-feira, 23 de abril de 2010




esta é a madrugada que eu esperava
o dia inicial inteiro e limpo
onde emergimos da noite e do silêncio
e livres habitamos a substância do tempo

25 abril, sempre!

(sophia de mello breyner andresen - 25 de abril, 1974)

quinta-feira, 22 de abril de 2010





i like to venture into town
i like to get a few drinks down
the floor gets packed the bar gets full
i don't like life when things get dull


(the specials - friday night, saturday morning, 1981)

quarta-feira, 21 de abril de 2010




- i don't know if you've read my book, "advanced sexual positions: how to achieve them without laughing."




(everything you always wanted to know about sex but were afraid to ask - woody allen, 1972)

segunda-feira, 19 de abril de 2010




- there is an explanation for this, you know.



(alien - ridley scott, 1979)

sexta-feira, 16 de abril de 2010




os pardos eram muito unidos e nunca se manifestavam em estridência com açafates de luxo. viviam-se em sete rios com um pouco de vinho fino por alturas do natal. os pardos tinham a cor de burro quando foge e nunca iam de mal a pior nem ganhavam o céu com as suas orações - viviam num purgatório doméstico que os deixava indiferentes perante a religião.
a história dos pardos não tinha romance nem poeira - era uma história que sabia a papel de música. cada vez que os pardos mastigavam a vida nada lhes trazia de notável, apenas se rareava de indigestões.



(ruben a. - cores, 1960)

quinta-feira, 15 de abril de 2010




- did you drink and dial?



(sideways - alexander payne, 2004)

quarta-feira, 14 de abril de 2010





da una lacrima sul viso
ho capito molte cose
dopo tanti, tanti mesi ora so
cosa sono per te



(bobby solo - una lacrima sul viso, 1964)

terça-feira, 13 de abril de 2010




a kiss on the hand
may be quite continental,
but diamonds are a girl's best friend



(marilyn monroe - diamonds are a girl's best friend, 1953)

segunda-feira, 12 de abril de 2010





sofá-cama: os sonhos ficam em baixo, a conversa em cima.



(ramón gómez de la serna - greguerías, 1960)

quarta-feira, 7 de abril de 2010





- c'est parce que tu fais du piano que t'es à côté de tes pompes, c'est ça ?



(de battre, mon coeur s'est arreté - jacques audiard, 2004)

terça-feira, 6 de abril de 2010




o míope assemelha-se ao presbíope, só que tem os olhos maiores e uma risca ao meio. é preciso tirar-lhe os óculos para que possa cair no gratin. prepara-se como o badejo.



(roland topor - a cozinha canibal, 1986)

segunda-feira, 5 de abril de 2010




don’t be told what you want, don’t be told what you need


(sex pistols - god save the queen, 1977)

quinta-feira, 1 de abril de 2010




mas nessa altura dançavam pelas ruas fora, quais fantoches febris, e eu trotava atrás deles, como toda a vida fiz no encalço das pessoas que me interessam, porque são as únicas pessoas autênticas, para mim, são as loucas por viver, loucas por falar, loucas por serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, as que não bocejam nem dizem nenhum lugar-comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas grinaldas amarelas de fogo de artifício a explodir, semelhantes a aranhas, através das estrelas e, no meio, vê-se o clarão azul, a estourar e toda a gente exclama: "aaaah!"



com dedicatórias:
para o meu pai, um kerouaquiano
para a menina de porcelana, uma kerouaquiana sem saber
para a Ju, que, a partir de hoje, vai poder ler o blog sem barafustar que não percebe nada



(jack kerouac - pela estrada fora, 1957)